FESTA DA PADROEIRA DO CATUÁBO, STa. PAULA FRASSINETTE.

Postado Às  16:37  |  Na Categoria  Cultura


SANTA PAULA FRASSINETTE

Acontecerá de 15 a 24 de junho de 2012 a festa de Santa Paula Frassinette, padroeira de catuabo, povoado do município de Frei Paulo Sergipe, localizado a cerca de 80 km da capital Aracaju.

As festas de padroeiro são as maiores manifestações da cultura religiosa e popular do brasil. Esse tipo de festa junta a fé do povo católico com as crenças populares e terminam sempre em apresentações musicais que acontecem após as celebrações das missas e fazem parte do enredo cultural.

HISTORIA DA SANTA

PAULA FRASSINETTI (1809-1882) – Virgem Fundadora da Congregação de Santa Doroteia.

A 3 de Mario de 1809, no próprio dia do seu nascimento, Paula Frassinetti torna-se filha de Deus, recebendo o Baptismo na Paróquia de Santo Estévão, em Génova sua cidade natal.

Terceira de uma família de 05 irmãos – José, Francisco, João e Rafael - a infância de Paula decorre tranquilamente na casa paterna com seus irmãos e pais. Ângela, sua mãe, é para ela o mais vivo exemplo de virtude, e a pequena vai se abrindo à graça divina que nela opera maravilhas segundo o plano de Deus. Mas sua mãe não chega a ver os desígnios do Senhor sobre a sua filha - morre, deixando Paula,com apenas nove anos. O amor pelo pai, João Baptista, e pelos irmãos leva-a a uma vida de dedicação e sacrifícios.

De família religiosa, viu no sacerdócio do irmão José o chamado de Deus para uma vida de comunhão. Em família, aprendeu a ler e a escrever e recebeu as bases da sua formação. O irmão José, estudante de Teologia, falava-lhe das coisas de Deus, e reforçava ainda mais a vontade de ingressar na vida sacerdotal. Mas apesar de religioso, seu pai não se entusiasma com a ideia de ficar sem a sua única filha, e Paula vê-se obrigada a silenciar a sua aspiração, aguardando a hora de Deus. E ela chega!

Quando D. José, seu irmão e pároco de uma aldeia da Ligúria, convida-a a passar algum tempo com ele, a vida de Paulo nunca mais seria a mesma. A vida na Paróquia lhe proporcionaria uma proximidade extrema com os jovens da aldeia que aos domingos iam para os bosques falar de Deus. Forma-se um grupo empenhado que vive em comunhão de amor.
Assim, em 12 de Agosto de 1834, no santuário de S. Martinho de Albaro, sete jovens consagram a Deus a sua vida. A Missa é celebrada pelo seu irmão Padre José, que as preparara para aquele passo tão importante.

Em 1835, Paula é convidada a fazer parte da Obra de Santa Doroteia pelo sacerdote de Bérgamo - D. Lucas Passi, amigo do Padre José Frassinetti -, conhecedor do zelo apostólico de Paula, e assim nascem as  " Irmãs de Santa Doroteia ".

As ideias de Paula se difundem por toda a Europa e pelo resto do mundo fazendo dela uma importante obreira da igreja católica e ao mesmo tempo incomodado a muitos que não se viam sob o regime espiritual da igreja. Em 1846, mais do que um pensamento político, difunde-se em toda a Itália um espírito anti-religioso. Em Génova, também as Doroteias são perseguidas. As filhas de Paula vivem horas de forte sofrimento.
A tempestale também se abate sobre Roma: Pio IX, sucessor de Gregório XVI, se refugiar em Gaeta e Paula fica sozinha à frente de uma numerosa comunidade, e com uma fé intrépida supera esses dramáticos momentos. Após a tempestade, Paula obtém a desejada audiência de Pio IX, que é para ela como um pai.

BRASIL

Em 1866, as suas primeiras missionárias partem para o Brasil, As dificuldades nunca detém os Santos no seu caminho. Paula é mulher de grande fé, vive o completo abandono à Vontade de Deus e nas primeiras horas do dia 11 de Junho de 1882 a serena Paula vê sua vida terrena chegar ao fim.

BEATIFICAÇÃO

Em 08 de Junho de 1930, Paula é beatificada e em 11 de Março de 1984 ele é declarada Santa!

ORAÇÃO DE SANTA PAULA

Oração à Santa Paula Frassinetti - Protetora da Família e da Juventude (12 de junho).

Ó Santa Paula, que com humildade e ardente fé, te abandonaste toda à vontade de Deus, sempre segura de sua bondade e das suas promessas, faze pela tua intercessão que ternamente confiando na misericórdia do Senhor, obtenha do seu Coração a graça que desejo.
Ó Santa Paula, que durante os dias de prova, nos sofrimentos do corpo e nas angústias da alma, sempre esperaste com firme confiança na infinita misericórdia de Deus, faze pela tua intercessão que, esperando filialmente da generosidade do Senhor o socorro nas minhas misérias, obtenha do seu coração a graça que desejo.
Ó Santa Paula, que colocaste toda a tua alegria em amar o Senhor e a sua cruz, para saber socorrer com fraterno e materno coração a todas as misérias, faze pela tua intercessão que amando fervorosamente a Deus e o próximo por amor de Deus, obtenha do seu Coração a graça que tanto desejo.

GOSTEU DO QUE LEU ... ENTÃO COMPARTILHA AI VAI

MAIS SOBRE R. LIMA

R. Lima (Rodeval Lima): Blogueiro, Fotografo e apaixonado por Internet e Tecnologia. Guerreiro, pois para se dá bem nesse mundo precisa ser e o restante é um cara comum e como qualquer oura pessoa apaixonado pela vida.Me Siga NoGoogle+.

0 comentários:

Oi, Bem Vindo.

Esse é o nosso espaço para opinar e discutir sobre os textos do nosso blog. O espaço é livre de cadastro e Gratuito para qualquer um postar sua opinião.

Eu só peço, em nome de todos que acessam esse blog que possa ser mantido o respeito entre as partes para que seja feito o bom uso do mesmo.

quando um determinado conteúdo não estiver dentro dos padrões morais aceitáveis para um comentário público o mesmo sera editado e em caso de perda total sera excluído.

Obrigado pela compreensão de todos - O Autor.

Mapa do Site-Privacidade-Contato
Copyright © 2013 R. Lima. B . T by B Theme9
Criado Com Blogger.
VOLTAR AO TOPO