Socialismo Hipócrita de Indivíduos Hipócritas: Isso Também é Sergipe

Postado Às  09:23  |  Na Categoria  Sociedade


A algum tempo neste blog foi falado de atos de hipocrisia devido comentário tecidos sobre um determinado assunto. Como o fato é sempre tão recorrente em nossa sociedade, resolvemos traze-lo à tona em um novo espetáculo sobre o tema.

Para inicio de conversa sobre hipocrisia vamos recordar qual o seu sinificado.
Hipocrisia: é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não as possui. O termo “hipocrisia” é também comumente usado (alguns diriam abusado) num sentido que poderia ser designado de maneira mais específica como um “padrão duplo”. Um exemplo disso é quando alguém acredita honestamente que deveria ser imposto um conjunto de morais para um grupo de indivíduos diferente do de outro grupo ou uma importância demasiada a determinado assunto que na verdade não o possui.
A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou mais tarde a designar moralmente pessoas que representam que fingem comportamentos. Os atores gregos usavam máscaras de acordo com o papel que representavam numa peça teatral. É daí que o termo hipócrita designa alguém que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência.
Bem com toda essa explicação sobre hipócritas e a hipocrisia vem subconscientemente uma pergunta: Onde ele que chegar com isso? Pois bem, minha intenção ao explicar o termo é chamar a sua atenção para o texto abaixo que remete a dois fatos claros e hipocrisia cometida nesse momento em nosso pequeno e belo estado sergipano.
O texto foi enviado ao Blog do jornalista Claudio Nunes e foi escrito pelo leitor Sydney Ulisses*
Shopping, proinveste e outras mais...  por Sydnei Ulisses*Estou impressionado com a comoção social causada pela cobrança do estacionamento nos shoppings da cidade. Como cidadão militei na defesa do consumidor, inclusive dirigindo Procon e não me recordo de movimento tão organizado ferindo diretamente a receita dos comerciantes que investem muito dinheiro e trabalho para estarem nas privilegiadas praças de alimentação e corredores destes centros de compras.
Recordo-me que recentemente fatos de violência em shopping como assassinato e estupro estamparam os noticiários da cidade, e rapidamente, com discretíssima repercussão, ocuparam a vala do esquecimento. Ninguém se lembra mais do nome do instrutor de trânsito e tão pouco a idade da adolescente envolvida no caso de suspeita de estupro.
Claro que os estudantes da faculdade instalada em um dos shoppings serão prejudicados com acréscimo do custo se quiserem continuar  ocupando as salas de aula, e que os comerciários serão severamente penalizados já que terão que optar entre pagar R$ 9,00 por dia ou se deslocarem ao trabalho pagando passagem do "transporte coletivo" de qualidade conhecida, ofertado aos menos afortunados.
Penso que o movimento de enfrentamento desencadeado por sindicatos e internautas é legitimo e importante. Digo mais, certamente fará inveja as cidades em que os shoppings transformaram o estacionamento em fonte de receita sem serem incomodados. Apenas não consigo entender as reações da sociedade que cala diante de fatos tão importantes como assassinato e estupro, mas concentram energia em manifestações contra cobrança de estacionamento.
Quer ver outra? Estamos prestes a perder o aporte de 720 milhões para investimento no Estado de Sergipe, dinheiro do governo federal que depende da aprovação da Assembléia Legislativa para ser repassado ao governo sergipano, e os legisladores estão "esgotando" as discussões em torno da pauta de aplicação dos recursos. Do jeito que vai só pararão de discutir quando o empréstimo estiver inviabilizado por descumprimento de prazo.
O Estado não vai parar em função da perda deste empréstimo, mas certamente terá outro ritmo e com certeza deixará de realizar grandes e importantes obras que geram de forma direta, milhares de empregos aos sergipanos. No entanto, não tenho percebido manifestações acaloradas das entidades de trabalhadores nem tão pouco dos internautas.
O Estado vai diminuir o seu crescimento, serão 720 milhões a menos na economia e certamente muitos sergipanos deixarão de ter acesso a empregos de carteira assinada se pensarmos apenas na questão do emprego. De fato todas as áreas serão afetadas contundentemente.
Quero crer que a queda de braço da cobrança do estacionamento será favorável aos cidadãos, mas gostaria também de poder crer que a sociedade vai se sensibilizar e  encampar as discussões  dos demais temas com a mesma vontade. De outra forma teremos estacionamento gratuito, com menos empregos, menos obras, menos investimento, menos qualidade de vida para todos nós. *Sydnei Ulisses coordenou Procon de 2001 a  2004 em Ribeirão Preto (sydneiulisses@gmail.com  )
 Só por ato de curiosidade, há alguma ligação com entre o texto, a realidade e a hipocrisia?

GOSTEU DO QUE LEU ... ENTÃO COMPARTILHA AI VAI

MAIS SOBRE R. LIMA

R. Lima (Rodeval Lima): Blogueiro, Fotografo e apaixonado por Internet e Tecnologia. Guerreiro, pois para se dá bem nesse mundo precisa ser e o restante é um cara comum e como qualquer oura pessoa apaixonado pela vida.Me Siga NoGoogle+.

Um comentário:

Oi, Bem Vindo.

Esse é o nosso espaço para opinar e discutir sobre os textos do nosso blog. O espaço é livre de cadastro e Gratuito para qualquer um postar sua opinião.

Eu só peço, em nome de todos que acessam esse blog que possa ser mantido o respeito entre as partes para que seja feito o bom uso do mesmo.

quando um determinado conteúdo não estiver dentro dos padrões morais aceitáveis para um comentário público o mesmo sera editado e em caso de perda total sera excluído.

Obrigado pela compreensão de todos - O Autor.

Mapa do Site-Privacidade-Contato
Copyright © 2013 R. Lima. B . T by B Theme9
Criado Com Blogger.
VOLTAR AO TOPO