Armas Não Letal Para Uso Em Manifestações. Será Que Pode?

Postado Às  15:23  |  Na Categoria  Sociedade

Em tempos manifestativos como dizemos bons cidadãos de ´´Bole bole``, medidas ´´Saramandistas`` podem requerer respostas ´´Bolebolenses``, e pensando nisso eu resolvi pesquisar mais sobre um determinado objeto que pode vir a ser útil (ou não) em determinados casos de arranca rabo entre policia e mocinhos.


Virou moda a policia usar uma espingarda calibre 12 munida de capsulas com balas de borra (3 bolinhas em cada cartucho) para dispersar a multidão. Pois bem, essas asmas e munições são tidas como ´´Armas Não Letais`` porem. Nós que tomamos as borrachadas sabemos que não é bem assim.

Dependendo do modus operandi da arma pode ser fatal o seu emprego contra um ser humano, haja vista as situações no Rio de Janeiro entre outro. Em qualquer dos casos é sempre dito que os manifestantes provocaram e eles mereciam e tudo mais.

Vendo por esse ponto eu estive pensando em uma forma de deixar os manifestantes em pé de igualdade com a policia sem que eles precisem utilizarem amamento letal e ainda sendo ecologicamente corretos e a única forma que encontrei foi o emprego do estilingue ou ´´Baleadeira`` como se diz aqui em Sergipe.

´´ Que fique entendido que não há de minha parte em momento algum a incitação a violência de uma massa contra a outro. O texto é só e tão somente uma ilustração ficcional ``


Mas por que o estilingue, alguém poderia me perguntar e eu responderia que é pela sua agilidade, facilidade de manuseio e sustentabilidade uma vez que seu custo beneficia somado ao retorno é muito grande. Para que não é do interior ou não conhece a baleadeira como eu, vamos entender mais um pouco sobre a história desse instrumento de persuasão.

A Baleadeira ou Estilingue

Estilingue, atiradeira (português brasileiro) ou fisga (português europeu) é uma arma primitiva, construída com forquilha de madeira ou de metal, munida de tiras elásticas, com que se atiram pequenas pedras, ou outros pequenos projéteis.


É conhecido também por diversos outros nomes no Brasil, entre eles baladeira, baleeira, beca, badogue ou badoque, bodoque, funda, peteca, seta, setra. O badoque (também badogue ou bodoque) é um atirador de projetil em formato de arco, similar ao arco de flecha.


Origem do termo

Baliadeira ou atiradeira, como descrita, é também conhecida em algumas regiões como funda, mas registre-se que a funda se trata de outro dispositivo, este sem elásticos.

Também se usa o termo estilingue (incorporado do inglês,sling e slingshot = "funda", "atiradeira", respectivamente, por variação epentética). Originalmente era montado usando-se uma forquilha de madeira (um galho bifurcado em Y, cuja parte de baixo é usadacomo cabo) em cujas extremidades simétricas se prendiam as pontas de uma tira elástica.

No centro da tira elástica é afixado uma peça de couro chamada "malha" em português e "Pouch" em inglês, que servia como contendor para o objeto ou munição que se desejava arremessar, geralmente pedregulhos ou pequenos frutos redondos ou "mamonas".

O estilingue é uma arma de baixo poder, é normalmente usada por crianças como brinquedo ou na caça de passarinhos e outros pequenos animais ou incorretamente utilizados em manifestações. Em alguns países, alguns modelos podem ser considerados proibidos, considerando-se a utilidade ou potência, medida pela força de "puxada", em quilos ou libras, como arcos e bestas.

Deve-se porém evitar aponta-lo para o corpo, especialmente nos olhos, por poder causar ferimentos.

É a Munição?

As munições mais usadas são pedras que nas manifestações são duramente reprimidas e por isso não nós vamos ter de criar nossa própria munição legal utilizando para isso o velho e tradicional Barro. O barro além de ser natural é de fácil acesso e baratinho o que confere o poder de aumentar a quantidade.

Depois de se certificar de estar com seu estilingue bem calibrado, ter construído suas bolinhas de barro e telas colocado em uma sacola é sou ir pra rua  reclamar os seus direitos.

GOSTEU DO QUE LEU ... ENTÃO COMPARTILHA AI VAI

MAIS SOBRE R. LIMA

R. Lima (Rodeval Lima): Blogueiro, Fotografo e apaixonado por Internet e Tecnologia. Guerreiro, pois para se dá bem nesse mundo precisa ser e o restante é um cara comum e como qualquer oura pessoa apaixonado pela vida.Me Siga NoGoogle+.

0 comentários:

Oi, Bem Vindo.

Esse é o nosso espaço para opinar e discutir sobre os textos do nosso blog. O espaço é livre de cadastro e Gratuito para qualquer um postar sua opinião.

Eu só peço, em nome de todos que acessam esse blog que possa ser mantido o respeito entre as partes para que seja feito o bom uso do mesmo.

quando um determinado conteúdo não estiver dentro dos padrões morais aceitáveis para um comentário público o mesmo sera editado e em caso de perda total sera excluído.

Obrigado pela compreensão de todos - O Autor.

Mapa do Site-Privacidade-Contato
Copyright © 2013 R. Lima. B . T by B Theme9
Criado Com Blogger.
VOLTAR AO TOPO